Páginas

Postagens populares

quinta-feira, 23 de junho de 2011

10 Filmes Francês

O cinema nasceu na França, com a invenção do cinematógrafo, criado por Léon Bouly em 1892, patenteado e explorado pelos irmãos Lumière três anos depois.
Junto deles, o ilusionista Georges Méliès, tornou-se o pioneiro da ficção no cinema.
São inúmeros os nomes que fizeram a história do cinema francês, dentre eles Abel Gance, René Clair, Jean Renoir, Jacques Tati, além da geração do Cahiers du Cinema, de Truffaut, Rohmer,  Chabrol, Rivette e Godard.
O cinema francês sempre foi inovador, pensante e relevante. Permanece sendo o mais ativo da Europa, com um grande número de produções e de espectadores.
Visando traçar um panorama atual, esta lista traz 10 filmes lançados a partir de 2005, todos premiados e todos feitos por diretores franceses.


1.  Um Profeta (Jacques Audiard / 2009. numa cadeia, um jovem árabe, preso por 6 anos, por conta de pequenos delitos, sobrevive e ascende na hierarquia carcerária, protegido pelo grupo corso, que domina o local. com o tempo ele recebe missões externas, começa a lucrar com elas e aumentar seus riscos. o grande vencedor do último César, com 9 prêmios, além de ganhar o prêmio do júri em Cannes e ser indicado a diversos prêmios, como o Oscar)

2.  Séraphine (Martin Provost / 2008. a biografia da pintora, que era empregada doméstica na cidade Senlis, descoberta por um crítico alemão, pouco antes da primeira guerra. sua trajetória, do anonimato ao sucesso e à quase loucura deu ao filme 7 Césars)

3.  Não se Preocupe, Estou Bem (Philippe Lioret / 2006. uma jovem volta de um intercâmbio na Espanha e fica sabendo que seu irmão gêmeo saiu de casa depois de uma briga com o pai. sem notícias do irmão, ela entra em depressão, até receber uma carta dele e começar a se recuperar. belíssimo filme)

4.  Entre os Muros da Escola (Laurent Cantet / 2008. as dificuldades de um professor, de uma escola da periferia de Paris, em lidar com o caldeirão étnico dos alunos e suas diferenças culturais. vencedor, com justiça, da Palma de Ouro em Cannes)

5.  Há Tanto Tempo que te Amo (Philippe Claudel / 2008. depois de 15 anos na cadeia, uma mulher - Kristin Scott-Thomas - vai para a casa da irmã mais nova, que é casada e tem duas filhas adotivas. aos poucos ficamos conhecendo seu passado e o que se passou para ela ser condenada. tocante, contido e com grandes interpretações)

6.  De Tanto Bater, Meu Coração Parou (Jacques Audiard / 2006. um rapaz trabalha despejando invasores de prédios de Paris para serem vendidos a especuladores imobiliários. apesar do cotidiano violento, nutre o sonho de ser concertista de piano, como a falecida mãe. ganhou 8 Césars e o Bafta)

7.  Bem-Vindo (Philippe Lioret / 2009. em Calais, um jovem imigrante ilegal curdo quer entrar na Inglaterra para encontrar a namorada. barrado na fronteira, decide aprender a nadar para atravessar o canal da Mancha. o professor de natação acaba se envolvendo e tendo problemas com a justiça francesa)

8.  O Tempo que Resta (François Ozon / 2005. um fotógrafo de moda bem sucedido descobre que está com um câncer em estágio avançado e se recusa a fazer quimioterapia. sabendo que lhe resta pouco tempo, ele passa a tratar mal todos ao seu redor, seu companheiro, sua irmã grávida e seus pais. um filme seco, sério e triste)

9.  Ervas Daninhas (Alain Resnais / 2009. um homem de meia idade encontra a carteira furtada de uma mulher e fica obcecado por ela. uma comédia psicológica nonsense, onde as pessoas falam o que pensam, sem travas, bem ao estilo do mestre Resnais. dois prêmios especiais em Cannes)

10.  Canções de Amor (Christophe Honoré / 2007. Louis Garrel é um jovem tem uma relação aberta com sua namorada. quando ela morre repentinamente, seu mundo cai. mais tarde ele conhece um rapaz bretão, que o faz voltar a viver e se apaixonar. um belo drama musical, com ótimas canções e interpretações)



Fonte: http://listasde10.blogspot.com/2010/04/10-filmes-franceses-recentes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário