Páginas

Postagens populares

quarta-feira, 20 de julho de 2011

La Littèrature

   

Como tinha prometido em uma postagem anterior, falar um pouco da cultura francesa, vamos começar falando da literatura.  Vamos lá?! 
   
A França é o país com o maior número de Prémios Nobel de Literatura. Tanto os cidadãos franceses, como os francógrafos de outros países (como o belga Maurice Maeterlinck, o senegalés Léopold Sédar Senghor ou o luxemburguês Daniel Herrendorf), compõem o que se denomina como literatura francesa, que há marcado a literatura de importantes autores, países e línguas. Tal é o caso do cubano Alejo Carpentier ou do denominado boom latinoamericano.
Na Idade Média no século XI, apareceram os primeiros textos em francês: as Canções de Gesta. Formas prematuras de poesia, seus autores narravam façanhas heróicas. Estes poemas são classificados em três grupos: francês, bretão e clássico. 
O ciclo francês trata, principalmente, dos que lutavam a serviço da religião. A figura central é Carlos Magno, transformado em herói do cristianismo. O poema épico mais famoso, composto no princípio do século XII, é A Canção de Rolando. 

O ciclo bretão está baseado no folclore celta. O principal poeta foi Chrétien de Troyes que viveu no final do século XII. 

O ciclo clássico ou antigo é o grupo menos original. A obra mais conhecida é o Romance de Alexandre. 
Atualmente muitos livros franceses fazem bastante sucesso no mundo. Viagem ao Centro da Terra de Júlio Verne é um dos mais famosos. Fez tanto sucesso que teve uma adaptação para o cinema. 

Falei um pouco sobre a literatura francesa, espero que tenham gostado. Nas próximas postagem irei falar sobre a musica, a arte, a arquitetura e muito mais. Valeu! Até a próxima!  





Nenhum comentário:

Postar um comentário